Premium Light Pro

Boas Práticas

Cidade Norreport

A estação ferroviária de Nørreport em Copenhaga, Dinamarca recebeu um prémio pela iluminação exterior LED instalada.

O novo sistema de iluminação divide-se em quatro elementos:

1.  O “Up-lighting” sob os telhados brancos que cobrem as escadas da estação, zona central da estação, as casas de banho e o estacionamento para bicicletas. Temperatura de cor 3000K, luminância 2-10 cd / m2.

2. Nas linhas de luz instaladas ao longo das fachadas de vidro dos edifícios sob os telhados.

3. As colunas de luz (na verdade, instalações de ventilação) que fornecem luz que diminui de intensidade à medida que chega ao topo das colunas, dando assim a sensação de ligação com a luz da lua. Estas colunas são equipadas com vidro curvo que cobre um refletor de alumínio, tipo “Skybright”. O refletor passa por baixo dos LEDs em linhas curvas, com cerca de 1260 LEDs por coluna. Temperatura de cor 4000K. Luminância 15 - 50 cd / m2, sendo que no topo esta é inferior.

4. Suportes para parqueamento de bicicletas com LEDs na parte superior. Os suportes estão localizados sob telhados brancos e são equipados com luzes por cima, com 3 LED de 1W cada com desfasamento de 120º. Os suportes de parqueamento de bicicletas são colocados ao ar livre e estão equipados com LEDs alimentados através de um sistema de energia solar.

O fio suspenso existente, que é usado para iluminação geral não foi alterado para LED. Fornece uma luminância de 1-2 cd / m2. O índice de renderização de cor é cerca de 85-90 Ra. O néon vermelho de 1930 que existe no local foi também mantido pois trata-se de um marco emblemático de Copenhaga.

As luzes DMX são controladas com base nos níveis de luz do dia, proporcionando um maior nível de iluminação à medida que a luz do dia desaparece. Todas as luminárias possuem a capacidade de reduzir suavemente o fluxo luminoso. O fluxo luminoso das luminárias é reduzido a partir do meio da noite.

Resultados
O cliente exigiu que o consumo total de energia fosse inferior a 12,5 kW, valor que era consumido pelo antigo sistema de iluminação. O sistema de controle DMX permite cumprir esta a meta de redução de consumo pedida pelo cliente.

Lições para o futuro
Um design criativo de iluminação LED pode criar um espaço público com:
• Boa ligação com as ruas circundantes
• Orientação intuitiva
• Um ambiente noturno agradável e seguro
• Forte caráter e identidade

Descrição técnica resumida do sistema de iluminação

  • O fluxo luminoso é reduzido a partir do meio da noite
  • Todas as luminárias possuem capacidade de reduzir suavemente o fluxo luminoso
  •  As luzes DMX são controladas com base nos níveis de luz do dia, proporcionando um maior nível de iluminação à medida que a luz do dia desaparece
  • Quando se atingem os 1000 lux as linhas de luzes são ligadas
  • Quando se atingem os 500 lux, as “up-lights” sob os telhados são ligadas
  • Quando se atingem os 300 lux, as “up-lights” dos suportes de parqueamento que estão debaixo dos telhados são ligadas
  • A 200 lux a luz nas colunas é ligada
  • A renderização de cores é cerca de 85-90 Ra