Premium Light Pro

Boas Práticas

Cidade de Torbay

Nova iluminação pública LED em Torbay, Reino Unido

O sistema de iluminação anterior
O sistema anterior inclui 961 luminárias de iluminação pública com lâmpadas de sódio de alta pressão com balastros eletromagnéticos.

O novo sistema de iluminação LED

Em 2015, foram instaladas 1091 luminárias LED. Estas lâmpadas têm uma temperatura de cor mais fria (mais branca) o que ajudou em termos de condução noturna, sendo este o principal motivo da sua escolha. Esta cor branca permitiu também reduzir a luminância das lâmpadas assim como o seu consumo de energia, proporcionando de igual forma níveis de iluminância seguros. Em algumas luminárias, o consumo de energia foi reduzido para cerca de um terço do consumo anterior. Um sistema de gestão técnica centralizada (GTC) foi instalado para gerir de forma remota e automática o nível de iluminância das vias, reduzir o seu fluxo luminoso à medida que o tráfego se reduz nas mesmas. O município de Torbay conseguiu reduzir o tempo de funcionamento da IP em cerca de 15 minutos por dia em cada rua, devido à GTC e aos LEDs instalados.

Resultados

Foram alcançadas grandes economias de energia. O período de retorno do investimento é de apenas 4,6 anos. Foi utilizado um drone para fornecer uma visão aérea de forma a permitir uma comparação da qualidade de iluminação no local antes e depois da substituição do sistema de iluminação.

Lições para o Futuro

O projeto demonstrou ter uma abordagem flexível, incluindo substituição e atualização de iluminação pública. A luz LED permite aumentar o alcance visual assim como a segurança dos condutores, mesmo quando o fluxo luminoso é reduzido durante a noite. Foi recebido um feedback positivo relativamente à iluminação LED tanto do município como do público em geral. Devido ao sucesso deste projeto, o município de Torbay avançou com a modernização da iluminação publica em outras zonas residenciais, substituindo as luminárias com lâmpadas convencionais de sódio convencionais por luminárias LED com regulação de fluxo.

Descrição técnica resumida do sistema de iluminação

  • Substituição de 961 luminárias iluminação pública (IP) de sódio de alta pressão, a maioria destas lâmpadas tem um consumo de 172 W, pelas luminárias de IP da GE Spinella LED, com consumo de 61W
  • Para cerca de 1091 luminárias que eram mais recentes, o município de Torbay fez substituição da lâmpada existente por uma de LED em vez de substituir a luminária completa. 404 dessas lâmpadas tinham balastro eletromagnético, que foram substituídos por balastros eletrónico de forma a proporcionar maiores economias de energia
  •  O sistema de gestão técnica centralizada (GTC) permite a gestão remota da IP existente nas vias à medida que o fluxo de tráfego diminui
  • O município de Torbay conseguiu reduzir o tempo de operação das luminárias em cada rua em cerca de 15 minutos por dia devido à gestão remota e à tecnologia LED.