Premium Light Pro

Financiamento

Os fornecedores de serviços, públicos e privados, para iluminação exterior podem escolher entre uma variedade de modelos de financiamento a nível nacional. Além disso, a UE tem disponível diversos programas de eficiência energética que podem abranger a instalação de sistemas de iluminação de elevada eficiência, nomeadamente a iluminação LED.

Contratação

A remodelação de iluminação pública com LEDs exige por vezes um investimento elevado o que para a maioria dos municípios pode constituir um barreira. Os Contratos de Desempenho Energético (CDE) oferecem um método de financiamento alternativo para superar essa barreira. Os CDE são um acordo contratual celebrado entre o cliente (p.e. um município) e a parte que aplica, monitoriza e acompanha a medida de melhoria de eficiência energética (Empresa de Serviços Energéticos – ESE), durante todo o período do contrato, nos termos do qual os investimentos (obra, fornecimento ou serviço) nessa medida são pagos por contrapartida de um nível de melhoria da eficiência energética definido contratualmente ou de outro critério de desempenho energético que tenha sido acordado, nomeadamente economias financeiras. Todos os custos da remodelação assim como as economias de energia são garantidos pela ESE. As economias de energia são utilizadas para cobrir os custos de investimento e de capital da ESE.O contrato termina após a amortização do investimento, após este período o cliente passa a beneficiar diretamente das poupanças energéticas  (custos evitados com energia) obtidas no âmbito do contrato de desempenho energético. Foi lançado em abril de 2014 um projeto da UE sobre a contratação de desempenho energético (Energy Performance Contracting), este projeto fornece informação e ferramentas para apoiar os municípios assim como outras entidades na implementação de contratos de desempenho energético. Poderá encontrar informações mais detalhadas sobre as possibilidades de contratação no site do projeto da UE.

leia mais

Fundos e Financiamento

Existem diversos programas europeus que podem ser usados no financiamento do seu projeto de iluminação pública. ELENA - European Technical Assistance Facilites and European funding initiatives; JESSICA - Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas; PDA (H2020) Project Development Assistance (formerly called "MLEI") of the Horizon 2020; ESIF - European Structural and Investment Funds (2014 -2020); EEEF - European Energy Efficiency Fund.

leia mais