Premium Light Pro

Boas Práticas

ÅF Lighting

A empresa ÅF Lighting renovou no final de 2014 toda a iluminação do seu escritório em Malmö, este espaço tem uma área de cerca de 350 metros quadrados. A iluminação foi substituída por LEDs, o antigo sistema de iluminação era constituído por luminárias com lâmpadas fluorescentes e luminárias com CFLs. Foram garantidos cerca de 300 lux em qualquer local do escritório e foram instalados interruptores individuais que controlam a iluminação de grupos de 20 postos de trabalho. Nas paredes e outras superfícies verticais a iluminação era muito fraca ou inexistente o que não estava em conformidade com os ideais e ideias de negócio da ÅF Lighting em termos de qualidade de iluminação e edifícios inteligentes.

Breve descrição técnica do sistema de iluminação
• Zumtobel Mellow Light
• Glamox Luxo: Air LED
• Photon Star: CeilingStar DarkLight 810
• Photon Star: CeilingStar ED 810 (Estreito)
• Erco: Quenteessence
• Zero: Silo, Par e Hide

ÅF Lighting decidiu substituir totalmente o sistema de iluminação antigo e substituí-lo por um novo sistema de iluminação com:
             1. Controle individual de todas as fontes de iluminação,
             2. Qualquer pessoa pode controlar a iluminação e
             3. Criação de pequenas "salas de iluminação" no grande escritório em forma de L.

A iluminação de realce através de pontos de luz direcionados ilumina portas, prateleiras, armários, imagens e superfícies verticais (iluminação vertical). As luminárias suspensas são usadas para fazer variações nos níveis de iluminação de forma a satisfazer as necessidades individuais. A iluminação através do recurso a variações de cor em RGB podem ser usados ​​para criar ambientes agradáveis e criar energia positiva.

ÅF Lighting resume a nova iluminação com as 4 palavras-chave: iluminação vertical, realce, pausa e flexibilidade. Foi observado um efeito colateral da nova iluminação, os visitantes do edifícios em causa baixam a voz quando entram no escritório.
 
A medição do consumo de eletricidade verificou reduções de 92% obtidas pelo novo sistema de iluminação. Cerca de 80% desta redução foi conseguida devido ao sistema de controlo. A potência total do novo sistema de iluminação é cerca de metade da potência do antigo sistema, o número de luminárias foi mantido, mas as novas luminárias têm praticamente o dobro da eficiência, o  que permite uma melhor distribuição do fluxo luminoso.

O novo sistema de iluminação tem um custo cerca de três vezes superior ao do antigo sistema de iluminação, no entanto o tempo de retorno do investimento está estimado em 7 anos. Este tempo de retorno é algo elevado tendo em conta que tradicionalmente o setor privado pretende tempos máximos para retorno de investimento que rondem os 3 anos. O novo sistema de iluminação da ÅF Lighting proporciona um ambiente de trabalho muito melhor e a iluminação está de acordo as necessidades do local assim como se encontra em consonância com as ideias e a missão da ÅF lighting.