Premium Light Pro

Boas Práticas

Câmara Municipal de Bremen - Edifício Histórico

Câmara Municipal de Bremen, Alemanha

Em 2014, foi criado um comité de especialistas para procurar soluções para mudar o sistema de iluminação para lâmpadas LED. Os requisitos de qualidade (temperatura de cor, renderização de cores, design e peso) assim como os requisitos estéticos para iluminação de edifícios históricos são muito elevados. O arquiteto holandês Rob van Beek da Agência de Imóveis do Governo Holandês, responsável pela iluminação de castelos nos Países Baixos, foi convidado para fazer parte deste comité como convidado especial.

Sistema de iluminação anterior
O sistema de iluminação anterior incluía o uso de lâmpadas de incandescência tradicionais.

Novo sistema de iluminação LED
Foi identificada pelo comité de especialistas a iluminação LED como a mais adequada e foi instalada em 2016.

Resultados
A tecnologia LED permitiu atingir grandes economias de energia e teve um período de retorno de investimento inferior a 2 anos.

Lições para o futuro

A opinião dos utilizadores do edifício sobre o novo sistema de iluminação LED é muito positiva. Os salões históricos do município de Bremen estão classificados como Património Cultural da Humanidade, são um excelente exemplo prático da qualidade dos LEDs, para iluminação de edifícios históricos. Este projeto pode servir de exemplo para muitas outras cidades que sejam responsáveis pela manutenção de edifícios históricos.


Breve Descrição

· Tecnologia antiga com custos de energia de 22.161 € / ano

· Nova tecnologia com custos de energia de 3.756 € / ano

· Grande economia de energia e um período de retorno do investimento inferior a 2 anos