Premium Light Pro

Boas Práticas

Iluminação Instalações de Saúde

Iluminação sem brilho do “Centric Human Lighting” no Hospital Slagelse, Dinamarca

Requisitos a cumprir na substituição da iluminação
O hospital dinamarquês Slagelse precisava manter certas características do edifício, incluindo o teto acústico e as aberturas embutidas das luminárias.

Antigo sistema de iluminação fluorescente
O sistema anterior era construído por 1640 luminárias com lâmpadas fluorescentes tubulares. Existiam problemas com brilho, baixos índices de iluminação e a necessidade limpeza era frequente.

Novo sistema de iluminação LED
O sistema foi atualizado para luminárias fechadas com regulação de fluxo luminoso. Estas luminárias possuem uma melhor dispersão luminosa, permitindo que a iluminação do “Centric Center” seja feita com controlo DALI.

Resultados
o novo sistema de iluminação permitiu obter uma aumento de cerca de 28% no fluxo luminoso. O espectro do LED é muito melhor do que o antigo espectro das lâmpadas fluorescentes tubulares (veja a figura abaixo). As economias de energia rondam os 33%. A substituição da iluminação teve um tempo de retorno do investimento de cerca de 5 anos.

Opcional
Futuramente será possível adicionar ao sistema sensores de movimentos (PIR) assim como sensores crepusculares, estes sensores permitiriam economias adicionais que poderão ir até 40%.

Lições para o Futuro
O novo sistema de  iluminação LED aumentou a funcionalidade e a qualidade da luz no hospital com menores custos, solucionou também os problemas existentes com o brilho das lâmpadas, reduziu as necessidades de manutenção e melhorou o bem-estar para pacientes, visitantes e funcionários. A nova iluminação LED deste hospital é considerada como um exemplo de boas práticas para outros hospitais.

Breve descrição técnica do sistema de iluminação

· Substituição de 1640 luminárias com lâmpadas fluorescentes tubulares por 1640 luminárias LED

· Aumento do fluxo luminoso em cerca de 28%, o que foi bastante apreciado pelo hospital

· 33% de economia de energia

· Tempo de retorno do investimento de 5,1 anos.

· Utilização de controlo DALI (Digital Addressable Lighting Interface)

· A temperatura da cor pode variar dinamicamente entre 2700K e 6500K