Premium Light Pro

Boas Práticas

Livraria La Capell

Livraria La Capell em Barcelona, Espanha

O sistema de iluminação anterior

A livraria La Capell em Barcelona foi remodelada em 2015/2016 e foram instalados sistemas de iluminação LED. Antes desta substituição a La Capell possuia 1170 CFLs, 70 pontos de luz com lâmpadas de halogéneo e 10 lâmpadas fluorescentes, sendo que uma grande parte das CFLs estão integradas em prateleiras de livros. Esta situação traduz-se num fraco posicionamento e o brilho era muito alto. De uma forma geral a livraria tinha níveis de luminância demasiado elevados.

O novo sistema de iluminação

Visto que era pretendida uma redução do nível de iluminância em todo o espaço, foi possível reduzir significativamente o número de lâmpadas do novo sistema de iluminação. Foram utilizados 54 focos LED e 18 luminárias LED finas, o que resultou num ambiente melhorado tornando assim a apresentação livros mais atrativa.

Resultados

O fluxo luminoso do novo sistema de iluminação é cerca de 20% do fluxo luminoso do sistema antigo. Graças ao novo sistema de iluminação foi possível reduzir o consumo de energia em 90%. Graças a esta redução foi possível reduzir também o valor da potência contratada. O novo sistema de iluminação requer uma manutenção bastante inferior, o que também permite reduzir significativamente os custos. O período de retorno do investimento é inferior a um ano.

Lições para o Futuro

Um fator decisivo para se iniciar a o processo de instalação do novo sistema de iluminação foi a demonstração do comportamento do novo sistema através da instalação de uma luminária de teste nos escritórios da administração. Esta luminária permitiu demonstrar os benefícios da nova iluminação quer do ponto de vista de eficiência energética quer do ponto de vista estético. Um fator decisivo para o sucesso desta instalação foi o facto de ter sido feita por um instalador competente e certificado que realizou as operações sem quaisquer problemas. O novo sistema de iluminação recebeu criticas muito positivas quer de funcionários quer dos clientes. As vendas de livros sofreram um aumento desde a instalação do novo sistema de iluminação.

Breve descrição técnica do sistema de iluminação

· Redução do nível de iluminância que era excessivo e aumento das poupanças energéticas –    Redução de 90% no consumo anual de energia

· O antigo sistema de iluminação incluía 70 lâmpadas de halogéneo, 1170 LED E27 e 10 lâmpadas fluorescentes tubulares

· Substituição total do sistema de iluminação antigo

· Na iluminação geral foram usadas 18 luminárias finas FLUVIA com grande dispersão do fluxo luminoso

·Na Iluminação mais localizada foram usados 54 spots LED nas luminárias SIMON modelo 640 com ótica spot

· O novo fluxo luminoso é de 20% do fluxo antigo