Premium Light Pro

Boas Práticas

Renovação do Café La Bottega

Renovação de Café - Substituição de lâmpadas incandescentes com “filamento em gaiola de esquilo” num café em Leeds, Reino Unido

Sistema Antigo de iluminação com lâmpadas de incandescência

A lâmpada incandescente com “filamento em gaiola de esquilo” faz parte de uma tendência muito popular para obter um aspeto mais industrial, tendo sido utilizada ao longo dos últimos anos em muitos bares, restaurantes e cafeterias. Estas lâmpadas fornecem uma luz branca muito quente (cerca de 2200K) com um design vintage. As lâmpadas não domésticas rotuladas como "serviço bruto" ou "propósito especial" permaneceram no mercado durante mais tempo que as lâmpadas domésticas, estas últimas foram retiradas do mercado em 2012. Muitas lâmpadas incandescentes com “filamento em gaiola de esquilo” foram rotuladas como "serviço bruto" ou "propósito especial", o que inicialmente levou a que esses modelos mais ineficientes tenham permanecido no mercado por mais tempo, o que fez com o desenvolvimento de LEDs equivalentes tenha sido mais lento.

Nova iluminação LED

Em 2016, já existiam LEDs no mercado soluções bastantes mais eficientes e que proporcionam a mesma aparência e sensação, com uma fração reduzida do consumo de energia. A substituição da iluminação no edifício do café La Bottega Milanese em Leeds mostrou que é possível obter um ambiente acolhedor e elegante recorrendo aos LEDs. La Bottega instalou 18 LEDs T45-Lo que consomem 4W para produzir 200 lumens com capacidade de regulação de fluxo luminoso o que proporciona uma eficácia luminosa dez vezes superior ao das lâmpadas incandescentes com uma excelente renderização de cor (Ra 90). Os LEDs T45-Lo têm um tempo de vida aproximado de 15.000 horas e uma garantia de 3 anos.

Poupanças de energia

A iluminação LED proporciona a mesma quantidade de luz, no entanto o consumo é cerca de um décimo do consumo das lâmpadas incandescentes equivalentes. Os custos totais estimados (incluindo a substituição e manutenção da lâmpada) serão reduzidos em cerca de 80% ao longo da vida útil dos LEDs, com um período de retorno de investimento inferior a um ano.

Lições para o Futuro

Foram recebidos comentários muito positivos em termos estéticos relativamente à nova iluminação LED por parte do proprietário do café, clientes e também nas redes sociais. "As novas lâmpadas LED fazem realmente um bom trabalho na criação da atmosfera e transmitem a imagem que pretendíamos. Na verdade, visualmente não há diferença em relação às antigas, e as economias obtidas fazem como que a decisão de instalar leds tenha sido uma boa aposta ", disse Alex Galantino, dono do café. Como resultado das poupanças obtidas e da elevada qualidade da luz produzida pelas lâmpadas LED, La Bottega planeia substituir a iluminação de outros dois cafés que possui em Leeds.

Breve descrição técnica do sistema de iluminação

· La Bottega instalou 18 LEDs T45-Lo que substituíram as lâmpadas incandescentes de 40W

· Os LEDs usam 4W para produzir 200 lumens e possuem regulação do fluxo luminoso

· O produto instalado produz um excelente valor de renderização de cor - Ra 90

· A eficácia luminosa é cerca de 10 vezes superior à das lâmpadas incandescentes substituídas

· Os LEDs T45-Lo tem uma vida estimada de 15.000 horas